Vulgarmente e de forma simplista, um consultor imobiliário é conhecido como um “vendedor de casas”. No entanto, ser consultor imobiliário é muito mais complexo do que aparenta. 




Mas o que é que um consultor imobiliário faz? 

Um consultor imobiliário é um profissional do ramo imobiliário que é responsável por analisar e prever todo o setor imobiliário. Um consultor imobiliário trabalha com clientes proprietários e com clientes compradores ou arrendatários de forma a realizar operações de compra e/ou arrendamento altamente satisfatórias para todas as partes. Para isso, é necessário que este possua uma relação de confiança com os seus clientes para perceber as suas necessidades e procurar constantemente as melhores soluções. O consultor imobiliário é a ponte entre os proprietários e compradores e o responsável por acelerar processos de venda, compra e arrendamento.




A profissão do consultor imobiliário é constituída por quatro áreas fundamentais: prospeção, angariação, venda e acompanhamento de clientes.


O que é a Prospeção? 

Um consultor imobiliário tem que ser especialista na zona em que atua para perceber onde há oportunidade de negócios. Para isso é preciso conhecer a zona, acompanhar as flutuações de preços, saber quais as tipologias dos imóveis mais procuradas, as mudanças efetuadas nas zonas que podem influenciar o estilo de vida nessa área e, consequentemente a procura destes imóveis. Conhecer o mercado é absolutamente imprescindível, mas não é tarefa que se realiza num só dia.

É também nesta etapa que o consultor imobiliário se preocupa em falar com as pessoas que vivem numa determinada zona de forma a obter contactos e prospetar novos clientes proprietários.



O que é a Angariação? 

Para além da prospeção, o consultor imobiliário tem que angariar imóveis. Este é um processo complexo em que o consultor tem que demonstrar o seu valor para que no fim o cliente confie a promoção do imóvel ao consultor. Para isso é necessário realizar algumas tarefas, tais como, avaliação do valor da propriedade, preparação de uma apresentação de serviços e plano de marketing para explicar ao cliente como será conduzido o processo de venda. 

É preciso realçar que mesmo antes da assinatura do Contrato de Mediação Imobiliária, o consultor imobiliário investe muito tempo para tentar angariar um imóvel.



O que é o processo de Venda? 

Após a realização da angariação segue-se a divulgação do imóvel de modo a começarem a surgir leads de compradores interessados, seja nos portais imobiliários, rede de contactos ou redes sociais. Após a qualificação de compradores por parte do consultor, este fica responsável por marcar as visitas, mostrar a propriedade e finalizar a venda. A qualificação é um passo de extrema relevância, pois faz com que os proprietários não sejam incomodados com visitas de clientes que não querem ou não podem comprar o imóvel. 

Uma das vantagens de recrutar um consultor imobiliário é que este sabe todo o conhecimento dos complexos aspetos legais de uma venda, auxiliando com a obtenção dos documentos necessários e com os devidos processos para transacionar o imóvel. 



O que é o Acompanhamento de clientes? 

Depois da conclusão da venda, a relação com os clientes não acaba por aí. O acompanhamento pós-venda ajuda os consultores imobiliários a cimentar a relação com os seus clientes, o que aumenta a probabilidade de conseguir novos negócios através de referências (amigos e familiares).




Como pode perceber, um consultor imobiliário faz muito mais que vender casas. É um profissional multifacetado, que atua no ramo imobiliário e que, por isso, deve estar preparado para as várias mudanças e alterações que caracterizam este setor.




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Fontes: Engel & Völkers, UNU, ByNUNES, SAM-MLS